No dia 28 de junho, pelas 10h00, terá lugar na Escola Secundária Professor Doutor Flávio Resende, em Cinfães o Seminário Preservar a Qualidade da Carne Arouquesa. Neste evento pretende-se apresentar e discutir os principais resultados e conclusões do Grupo Operacional Preservar a qualidade da Carne Arouquesa.
O Grupo Operacional foi aprovado no âmbito do PDR 2020, e os trabalhos do projeto iniciaram no final de 2017. Os objetivos do projeto foram elaborar um suplemento adequado às necessidades dos vitelos e incorporar procedimentos mais inovadores, com base em novas tecnologias a nível da cadeia produtiva da Carne Arouquesa-DOP. Assim esperamos reduzir a variabilidade das carcaças, preservar a qualidade da carne e melhorar a sustentabilidade do sistema de produção da Raça Arouquesa.
O projeto do Grupo Operacional Preservar a qualidade da Carne Arouquesa foi liderado pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em parceria com a ANCRA – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, Carnarouquesa – Agrupamento Produtores Bovinos Raça Arouquesa CRL, Cevargado Alimentos Compostos Lda e dos produtores António Manuel Cardoso de Azevedo, Fernando António de Jesus Moreira e Nelson da Silva Valente.